sexta-feira, 29 de julho de 2011

CORREDOR CULTURAL NASCE NO NÚCLEO HISTÓRICO DA CIDADE

Finalmente, depois de longos anos de idealizado pelo grande arquiteto e urbanista Aliomar Veloso Assis, em 1996, quando Secretário Municipal de Planejamento, ex atuante e importante Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros - COMPHAC, o "Corredor Cultural de Montes Claros" começa a ganhar vida, obra e arte, com base em projeto do famoso urbanista Jaime Lerner, no Núcleo Histórico da cidade, também chamado de "Cidade Velha", formado pela Praça Dr. Chaves ou da Matriz e adjacências, a partir da Rua Cel. Celestino (ao fundo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José), em frente ao Sobrado dos Versiani-Maurício ("Casarão dos Maurício"), recentemente reinaugurado e que abriga, hoje, a Secretaria Municipal de Cultura, no pavimento superior e, no pavimento térreo, a Divisão de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros, antiga Divisão de Patrimônio Histórico, que chefiamos/Núcleo do futuro Museu da Imagem e do Som, como quer o Prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, e o Secretário Municipal de Cultura, Ildeu de Jesus Lopes (Ildeu Braúna), bem como o Projeto PROMEMOC - Pró-Memória de Montes Claros, elaborado por Hermes e Virgílio de Paula, e a ser coordenado, a partir de setembro, por Luis Carlos Vieira Novaes (Peré); assim como em frente ao Sobrado da Escola Normal/FAFIL ("Prédio da FAFIL"), onde será implantado, no próximo mês de setembro, o Museu Regional do Norte de Minas (Museu de História Regional) pela UNIMONTES, abrangendo, ainda, nesta fase inicial, a Rua Cabo Santana e a Travessa José de Alencar.

À frente da obra, o competente e criativo arquiteto Luiz Cláudio (Cascão) Duarte de Oliveira, atual presidente do COMPHAC afirma que "a primeira etapa do projeto será concluída antes do 33º Festival Folclórico de Montes Claros, que terá início, paralelamente às Festas de Agosto do município, no próximo dia 17 de agosto. De acordo com Cascão Oliveira, "o Corredor Cultural tem como proposta reduzir a largura das ruas da área histórica da cidade, a fim de impedir a circulação de veículos de cargas pesadas, preservando, assim, a estrutura dos bens imóveis edificados dentro do Sistema Construtivo Tradicional, tombados ou inventariados pelo município. Além disso, o "Corredor Cultural" deverá atrair inúmeros e novos espaços culturais, como a criação de mais museus, galerias de arte, lojas de artesanato, livrarias, restaurantes de comidas típicas, cafés, barzinhos culturais etc. Além de Cascão, tem contribuído muito com "definições culturais" complementares eficientes e pertinentes do Corredor o nome do artista plástico, escultor Roberto Marques, chefe da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.

Importante lembrar que o maior artista plástico de todos os tempos da cidade, Ray Collares, considerado um dos maiores do país e do mundo, teve Atelier exatamente na área onde hoje se constrói o "Corredor Cultural", mais precisamente numa das salas de galpões que se situavam ao lado do Casarão dos Maurício (hoje lote vago, a ser adquirido pela Prefeitura), e que a Secretaria de Cultura de Montes Claros, através de seu titular, Ildeu Braúna, considera 2011 o "ANO DE RAY COLLARES NA CIDADE". Nos vinte e cinco anos de sua partida (1944/1986), ele recebeu justa homenagem da Secretaria e do Centro Cultural, com grande Coletiva de Artes Plásticas, na Galeria de Artes Godofredo Guedes (Ray considerava Godô o "pai das artes plásticas em Montes Claros e seu próprio pai nas artes, graças ao estímulo e incentivo constantes dele recebidos") de que participaram os melhores e mais renomados artistas da terra, com extraordinários retratos de Ray e trabalhos que, na concepção, visão, técnica ou materiais utilizados procuram refletir sobre os excepcionais geométricos "pop-minimalistas" de Collares. "Um grande e justo nome para o Corredor", pensa Braúna, que tem sensibilidade artística (foi o criador do Grupo Agreste, é compositor e escritor) e competência. Que as demais autoridades (culturais ou não!) digam amém, são os nossos mais sinceros votos e, acreditamos, de toda a comunidade, não apenas a cultural!...

As ruas do Núcleo Histórico contempladas nesta primeira fase de criação do "Corredor Cultural" estão isoladas, para alargamento de passeios; troca de piso, que receberá pedras portuguesas; adequação das calçadas e recebimento de mobiliário urbano (bancos) em ferro e madeira, assim como luminárias em estilo colonial. Cascão destaca, ainda, que "as casas em redor receberão novas fachadas, para dar um ar mais sofisticado às mesmas, e que remetam a uma Montes Claros nostálgica, ou seja, a antiga Montes Claros".

O Corredor Cultural está sendo implantado com recursos da Prefeitura de Montes Claros, que espera obter, enfatiza Cascão, novos recursos, através de parceiros da iniciativa privada, para permitir a ampliação, ou, até mesmo, a abrangência integral do projeto.

Clique na Imagem para Ampliar
                                                                               
Sem dúvida, com o olhar e o formato voltados à origem e ao passado de Montes Claros, o "Corredor Cultural" representa um grande e especial presente ao futuro da cidade!!...

| TRANSLATE THIS PAGE |