quinta-feira, 7 de julho de 2011

EXPOSIÇÃO COLETIVA “TEMPOS MODERNOS” EM HOMENAGEM A RAY COLLARES

2011: "ANO RAY COLLARES EM MONTES CLAROS"

No dia 1º de abril de 2011, às 20h00, foi aberta na Galeria de Artes Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, a Coletiva “Tempos Modernos”, em homenagem ao extraordinário artista plástico Raymundo (Ray) Collares, considerado um dos vinte melhores artistas do mundo, na Coletiva “Modernidade”, realizada em 1988 em São Paulo, nos 25 anos de sua partida. O grande e importante evento cultural foi uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Montes Claros e do Centro Cultural Hermes de Paula, que têm à frente os competentes nomes de Ildeu Braúna (Secretário de Cultura), Roberto Marques (Chefe da Divisão de Cultura) e Rita Maluf (Diretora do Centro Cultural), em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros, através de Felicidade Patrocínio, Adilson Cardoso e Lúcio Saraiva, com apoio de Therezinha Collares, irmã e companheira de caminhada do artista (também artista plástica, com seus belos mosaicos) e de Felicidade Tupinambá, na cessão de obras e serigrafias do artista homenageado, assim nosso, enquanto promotora cultural e grande amiga do artista, que de nós recebeu todo apoio em vida. Na montagem da bela exposição, à altura do talento e expressão universal do nome de Ray Collares, estavam os experientes e competentes nomes de Augusto Gonzaga e Eustáquio Freire, e do decorador César Costa.

Participaram da grande exposição coletiva com pinturas e desenhos, a maioria dos trabalhos dentro do estilo próprio de cada um, embora muitos lembrassem, nas técnicas, temática e forma de apresentação, as artes excepcionais de Ray: Carlos Muniz, Sérgio Ferreira, Gemma Fonseca, Afonso Teixeira, João Rodrigues, Hélio Brantes, Márcia Prates, Gu Ferreira, Conceição Melo, Walmir Alexandre, Júlio Vallim, Biolla, Ray (Nonato) Mendes, Raquel Monteiro, Marcos Leite, Lúcio Saraiva, Márcio Antunes, Igor Christoff, Márcio Leite, Guilhermina Lúcia, Henrique Torres, Lourdes Mota, Jouse Veloso Rocha, Andréa Cardoso, Francisco Lopes, Lirs Helena, Jussara Nassau, Fátima Raquel, entre outros.

Após a abertura da exposição, foi exibido, na Galeria do Centro Cultural, o Vídeo Arte “Colares”, do cineasta carioca Sérgio Wladymir Bernardes, premiado na China. Na porta do Centro Cultural, um ônibus cedido por uma tmpresa de transportes, apontava para o seu destino: “Tempos Modernos”.

Raymundo Collares, que admitiu influências diretas do futurismo italiano, com a mesma preocupação em retratar a dinâmica e a velocidade da vida moderna, recebeu seu primeiro prêmio aos 23 anos, em 1967, na V Mostra do Ciclo Retrospectivo de Arte Brasileira, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, seguido de muitos outros, no país e o mundo. Do final dos anos 60, até l986, ano de seu falecimento, aconteceram a revelação e a grande consagração de um artista absolutamente único na arte brasileira! A obra de Ray Collares, sem precedentes, fez a fusão sensível entre o legado construtivo dos anos 50 e as tendências oriundas da arte norte-americana, da pop ao minimalismo.

A pintura de Collares é, na verdade, uma reedição de cortes efetuados no plano, na totalidade da imagem ou unidade, fragmentando e reconstruindo tais pedaços de forma pulsante, intrigante e instigante, como se fosse a fragmentação do espaço e do tempo do próprio homem urbano nas grandes cidades. A visualidade fragmentada e o dinamismo – a velocidade! – levou Ray ao “tema” fundamental de sua produção, ou seja, o ônibus urbano e suas coloridas, diversificadas e “velozes” fachadas laterais. Sobre isso, disse Ray Collares: “É como um homem que tem uma trajetória a cumprir e a fará de qualquer maneira, apesar de encontrar outras forças em sentido contrário...”


* Fotos Silvana Mameluque - Clique na Imagem para Ampliar
                                                                                                                                                  
                                                      

| TRANSLATE THIS PAGE |