sábado, 6 de outubro de 2012

MAIS ESPÍRITO


* Raquel Mendonça

Mais espírito que corpo, desde que me conheço ou me entendo por gente, tenho por verdadeiro tesouro a parte imaterial do que sou! Este foi e é, sem nenhuma dúvida, meu maior patrimônio pessoal: a minha alma, o espírito em tudo à frente do meu corpo meramente material, no comando maior de minha vida e ações! Somos mais, muito mais do que um simples corpo, ainda aqui, na Terra dos Vivos! E está na Bíblia Sagrada: "O amor excessivo ao dinheiro é o princípio de todos os males!" 

A perfeição, harmonia e equilíbrio das formas sempre me atraíram intensa e imensamente, sim, mas em obras ou criações artísticas! Os valores ligados à vida espiritual ou essencial sempre falaram (ou cantaram!) mais alto e mais profundo dentro de mim, em admiração plena, inteira à inspiração musical, teatral ou artística em geral! Viver, mas viver com alma, veemência de sentimento, paixão, entusiasmo, arrebatamento, que só o amor e a arte nos trazem ou proporcionam! Como não se encher de emoção ao ouvir um Grupo de Seresta, sentindo correr no coração o puro calor das canções populares ou modinhas, que nos leva às lágrimas, muitas vezes?!

O espírito forte me guia, graças a Deus, e a Luz do Divino me protege, no meio das pedras "drummonianas" (algumas rochosas e traiçoeiras...) do caminho diário e, com a calma e paciência humanamente possíveis, consigo ultrapassá-las ou firmemente as "desarmo", se não passam, muitas vezes, de armações montadas por verdadeiros espíritos do mal, infernais; plantadas, propositadamente, perto de nós, no campo pessoal ou profissional. Por isso peço (Salmo 7.7): "Levanta-te, Senhor, na tua ira, e mostra a tua grandeza no meio de meus inimigos! Levanta-te, Senhor, segundo a Lei estabelecida por ti." 

Tem muita gente, por outro lado, que vende a alma ao diabo, o espírito das trevas, por muito pouco ou qualquer ninharia, embora tostão e milhão sejam a mesma coisa no quesito desonestidade ou  corrupção! Disse Jesus: "O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma." (Mt. 16, 26) -

Quantas vezes nos deparamos com almas danadas, verdadeiras almas do demônio, em pessoas perversas, más, cruéis, infinitamente egocêntricas, dissimuladas e manipuladoras, capazes de pensar, sentir, falar - incluídas injúrias, infâmias, calúnias, crimes previstos em lei -, ou fazer o pior contra o outro, até mesmo contra membros honrados e em tudo dignos e corretos da própria família?! Aqueles que têm compromisso com o Bem e a Verdade normalmente se atraem e os maus se dão, sempre, muito bem com os maus! Aqui, vale rezar a São Miguel Arcanjo: "(...) protegei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e as ciladas do demônio. Subjugue-o, Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás a aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém."

E quantos corações frios há por aí, duros, empedernidos, que sequer se sensibilizam ou se importam com o problema, dor, carência, necessidade ou drama alheio?! Quantas almas perdidas há por aí, e quantos se perdem no meio de vícios - os mais nocivos e destrutivos! -, frutos de estradas ou atalhos errados, apresentando quadros nos quais são comuns vermos, pelas ruas e praças, passando por crises emocionais graves, deles decorrentes, enquanto reações já esperadas ou inesperadas, sem consolo, força, apoio, conforto? Cuidem de nós, também, nas nossas pequenas aflições ou angústias, se às acima comparadas, e continuem nos protegendo, junto a Jesus, Maria e a todos os Santos, as almas boas e benditas dos nossos nos céus!...

O sentido real para a vida não pode estar vinculado ao egoísmo, mentira, maldade e ambição, acomodado dentro da, na verdade, miséria material em que muitos se fecham ou se encastelam, como se infinitamente realizados, constituída de casas e mais casas, prédios e mais prédios, mansões e mais mansões - sem contarem os "fazendões" e as milhares de cabeças de gado e por aí afora, a se perderem de vista, em "fortunas" e moedas que não acabam mais - e, na garagem, alguns "carros de luxo", importados, de preço - a que preço?! - elevadíssimo, mas sem nenhuma - nenhuma! - significação maior!

A vida espiritual, atemporal deve, na verdade, começar aqui na terra, por oposição à pura - tantas vezes e completamente impura - matéria pela matéria! O poder espiritual, natural e eterno deve, assim, nortear as nossas palavras e atitudes, para que, nos despindo de riquezas ou valores terrenos excessivos, possamos readquirir, diariamente, a dose necessária de energia espiritual vital, recobrando a intensidade de alma, o ânimo e a coragem (se necessária a valentia, aliada à sabedoria!) diante das coisas e causas maiores da vida pessoal e profissional! Uma oração de proteção (Salmo 26,1.13-14), que serve a tais ocasiões ou situações: "O Senhor é minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo? (...) Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!"

 A parte central do ser deve conduzir, pois, a vida como um todo, em sua condição primacial, essencial... de ser! Porque a vida de nada valeria e nenhum sentido teria se não estivéssemos sempre voltados ao caminho dos bons sentimentos e realizações, por mais que nos defrontemos com obstáculos e dificuldades de toda ordem à nossa frente, sem contarem os prejuízos com que, muitas vezes, são "premiados" os "incômodos" trabalhadores honestos!... E o ouro, ouro puro e que realmente vale não está em jóias desprezíveis ou acúmulo sem medida e desprendimento mínimo que seja de bens materiais, mas tão somente nos corações que verdadeiramente Amam o próximo!

Deus que é Mais, é Pai, Nossa Senhora que é Mãe Maior, nos protejam, defendam e guardem dos egoístas, maus, perversos, cruéis e sem o menor escrúpulo moral, movidos apenas pela vã matéria,  completamente despidos, em sua vileza, mesquinhez e pequeneza humana, de espírito, alma, verdade, solidariedade e generosidade!... 



* Membro da Academia Montesclarense de Letras, da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco - ACLECIA e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros 
IHGMC

| TRANSLATE THIS PAGE |