segunda-feira, 20 de julho de 2015

FESTAS DE AGOSTO DE MONTES CLAROS - 176 ANOS DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA


* Raquel Mendonça

                Arte: Maria de Lourdes

Dentro do rico folclore ou cultura popular montes-clarense, as Festas de Agosto são, sem dúvida, a maior e mais importante manifestação cultural tradicional e popular do município e de grande, na verdade excepcional participação da população, montes-clarenses ausentes e visitantes de todo o país e exterior que, de modo geral, aguardam o anúncio do período de realização das Festas para visitarem a cidade.

A mais antiga notícia sobre as Festas data de 1839, segundo o grande e saudoso historiador e folclorista, Hermes Augusto de Paula, em seu livro "Montes Claros, sua história, sua gente, seus costumes" (Volume Costumes ou Folclore), quando "Marcelino Alves pediu licença para tirar esmolas para as festas de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, que pretendia fazer nesta freguesia". Ao se comemorar a coroação de Dom Pedro II, em 8 de setembro de 1841, foram permitidos oficialmente vários divertimentos durante três dias: "Catopês (mesmo Congago/Congada de outros lugares, com ricas características regionais); Cavalhadas, Volantins e quaisquer outros divertimentos que não ofendam a moral pública".
          
As belas "Cavalhadas" desapareceram com o tempo, assim como a figura do "Bumba-meu-Boi", que integrava o cortejo.
         
As famílias Festeiras são responsáveis pela realização dos Reinados de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, bem como do Império do Divino Espírito Santo, com apoio de funcionários da Equipe de Eventos e Serviços Gerais da Secretaria Municipal de Cultura na organização dos cortejos, e os Mordomos ou Mordomas, como "donos das bandeiras", são os responsáveis pelo Levantamento dos Mastros dos respectivos santos homenageados.
          
São, portanto, 176 (cento e setenta e seis) anos de existência e resistência, a se completarem neste próximo mês de agosto de 2015, em que os Catopês ou Dançantes, Marujos ou Marujada, Caboclinhos ou Caboclada percorrem ruas centrais da cidade - trajeto tradicional: Rua Dom João Antônio Pimenta, Rua Camilo Prates, Praça Dr. Carlos e Rua Governador Valadares -, saindo da Praça Dr. João Alves, em frente ao Automóvel Clube de Montes Claros, que oferece espaço interno para apoio aos Festeiros, abrigando ou acomodando, até a saída, Reis e Rainhas, Imperador e Imperatriz, príncipes e princesas, pais ou responsáveis..., até a Praça Portugal, onde fica situada a Capela ou Igrejinha do Rosário, a tradicional "Igreja dos Catopês" -, seguindo seus Reis e Rainhas de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, bem como o Imperador e a Imperatriz do Divino Espírito Santo, além de longo cortejo de príncipes e princesas (como às crianças ou pré-adolescentes ligados direta ou indiretamente às famílias dos Festeiros, a participação no Cortejo está aberta a todas as crianças ou pré-adolescentes da cidade interessados, devidamente caracterizados, sem necessidade de convites ou autorização para tal), cantando, dançando e louvando os seus santos de devoção!...
          
As Festas de Agosto, que contam com apoio financeiro da Prefeitura de Montes Claros diretamente aos Grupos (R$ 10.000,00 a cada um, num total de R$ 60.000,00, ou seja, o valor do apoio financeiro aos seis grupos de Catopês, dois de Marujos e um de Caboclinhos foi dobrado neste ano pelo atual Prefeito, Ruy Adriano Borges Muniz) e com ônibus para transporte a visitas e demais percursos das Festas.

As Festas de Agosto realizar-se-ão neste ano de 2015 no período de 19 a 23 de agosto, com a seguinte programação religiosa (como parte importante do Catolicismo Popular da cidade) e festiva: Dia 19/08 (Quarta-Feira): Levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário, às 21h00, na Igrejinha do Rosário; dia 20/08 (Quinta-Feira), a partir das 09h00, acontecerá o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, seguido de grande almoço oferecido pelos Festeiros ou pais do Rei e Rainha às centenas de participantes, familiares e convidados e, à noite, o Levantamento do Mastro de São Benedito; dia 21/08 (Sexta-Feira), será o dia do Reinado de São Benedito, seguido do almoço e, à noite, o Levantamento do Mastro do Divino Espírito Santo; dia 22/08 (Sábado), será a vez do Império do Divino Espírito Santo, seguido também pelo lauto almoço oferecido pelos pais do Imperador e Imperatriz. No dia 23/08 (Domingo), a partir das 10h00, será realizado o Encontro Mineiro de Ternos de Congado, na sede da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, evento cultural promovido pela Associação, que contou, durante muitos anos, com a presença dos "Arturos" de Contagem e outros grandes grupos de Congado do Estado, seguido de almoço de congraçamento a partir das 12h00, na sede da Associação. Às 15h00, sairá da histórica Praça Dr. Chaves ou da Matriz, tombada pelo Município, com concentração em frente ao Centro Cultural Hermes de Paula, Praça Dr. Chaves, n° 32, a "Procissão de Encerramento" das Festas, passando, como sempre, pela Av. Filomeno Ribeiro, Rua Dr. Santos, Rua Dom Pedro II, Rua Camilo Prates e Governador Valadares, até a Igreja do Rosário.
          
Paralelamente às Festas de Agosto, acontece o 37° Festival Folclórico de Montes Claros, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenação de Eventos (Pedro Ferreira), cuja abertura será às 20h00 do dia 19/08, no Centro Cultural Hermes de Paula, com apresentação da Banda de Música Municipal de Montes Claros (Maestro Aldo Mineiro). Dentro da programação do Festival Folclórico deste ano, apresentar-se-ão na quarta-feira, dia 19, a dupla Márcia & Maciel, da Associação dos Poetas e Repentistas Populares do Norte de Minas; na quinta-feira, dia 20, Cícero Billy Alves e Tino Gomes; na sexta-feira, dia 21, Ciro Araújo e Yuri Popoff e no sábado, dia 22, Berrodágua, com Beto Guedes, num oferecimento da PETROBRAS.


CATOPÊS, MARUJOS E CABOCLINHOS


                                                                       Arte: Georgino Júnior


São três os Grupos de Catopês ou Congado/a de Montes Claros: 1º Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, com cerca de 70 a 80 (setenta a oitenta) integrantes, da comunidade do Bairro Morrinho, chefiado pelo Mestre Zanza (João Pimenta dos Santos), que completou 82 anos no último dia 10 de maio de 2015, 78 deles de Catopê, pois começou nas Festas como “Catopê de Colo”, aos quatro anos de idade; 2º Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, chefiado pelo Mestre João Faria (João Batista Faria), com 72 anos de idade, nascido em 15.06.l943, que conta com cerca de 60 (sessenta) integrantes, entre jovens e adultos, das comunidades dos Bairros Vila Anália e Camilo Prates, e o Grupo de Catopês de São Benedito, chefiado pelo Mestre Zé Expedito (José Expedito Cardoso do Nascimento), com 72 anos de idade, nascido em 27.01.1943, que conta com cerca de 50 (cinquenta) componentes das comunidades dos Bairros Renascença, Clarice Athayde, Independência e Alterosa II. De Marujos há dois Grupos: a 1ª Marujada, chefiada pelo Mestre Tim (Iderielton Oliveira da Cruz), filho do grande e saudoso Mestre Nenzinho (José Calixto da Cruz), que o antecedeu no cargo, da comunidade de Vila Ipiranga, e a 2ª Marujada, chefiada pelo Mestre Tone Cachoeira (Antônio Ferreira da Silva), que a assumiu após o falecimento do famoso Mestre Miguel Marujo (Sapateiro de profissão e Marujo de devoção), sendo Tone Cachoeira da região da Fazenda Mocambinho. A Chefe do Grupo de Caboclinhos é Maria do Socorro Pereira Domingos, a Cacicona Socorro, da comunidade do Bairro Vilage do Lago II, filha do saudoso chefe da Caboclada, Mestre Joaquim Pólo (Joaquim Pereira da Silva), que conta com marcante e esplendidamente “cantante” (à semelhança do pai Poló...) apoio do irmão Dudu (Waldir Leal Pereira), como 2º Chefe, na condução dos Caboclinhos.
          
O grande Coordenador das Festas de Agosto de Montes Claros é João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza), que, aos dezesseis anos, passou a chefiar o 1º grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, recebido do pai, João Pacífico Pimenta Santos, que, por sua vez, o recebeu de seu avô Pacífico Pimenta. Além de Coordenador das monumentais, extraordinárias Festas de Agosto, Mestre Zanza é Presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, cuja sede se situa na Rua Humaitá, nº 126, com Rua Santa Efigênia, no Bairro Morrinho - Montes Claros/MG.
          
Nesses grupos, estão representadas as três raças que originaram o povo brasileiro. Os Catopês são de origem africana. Os Marujos, de origem europeia, narram e exaltam os feitos e as aventuras dos marinheiros portugueses ou descobridores. Os Caboclinhos ou Caboclada são os nossos índios ou folgança de reminiscência indígena.
          
As notáveis Festas de Agosto, um dos grandes patrimônios culturais da cidade, - cujo projeto de “Registro como Bem Cultural Imaterial da União” foi encaminhado ao IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por indicação do próprio órgão federal, pela sua grande beleza e riqueza cultural, razões pelas quais as famosas Festas deverão, neste ano, ser registradas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros - COMPAC, presidido pelo Secretário Municipal de Cultura de Montes Claros, Carlos Muniz, com total apoio do Prefeito Ruy Muniz, como "Bem Cultural Imaterial do Município".

As Festas de Agosto de Montes Claros contam com o respeito, admiração e valorização de toda a cidade e região, em função de seu amplo significado, essência e importância histórica, artística e cultural, e verdadeira multidão acompanha os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, bem como os Reinados de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, e o Império do Divino Espírito Santo, pelas ruas centrais da cidade, até a Igrejinha do Rosário, sob os aplausos da população e vivórios entusiásticos do muito querido e popular "Padre dos Catopês", o Padre João Batista Lopes, o Padre João!...

                    VIVA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO!

                    VIVA SÃO BENEDITO!

                    VIVA O DIVINO ESPÍRITO SANTO!

                   VIVA OS CATOPÊS, MARUJOS E CABOCLINHOS!...

                   VIVA O POVO QUE TEM FÉ!       


                   VIVA!...

| TRANSLATE THIS PAGE |