segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Fórum


Acadêmicos da Bahia irão apresentar trabalho no V Fórum das Faculdades Santo Agostinho


Os acadêmicos Ingrid Silva Cabral de Albuquerque (10º período de Enfermagem) e Maurício da Silva Soares (8º período de Engenharia Mecânica) da Universidade Federal da Bahia estarão, nesta semana, em Montes Claros, para apresentar trabalho durante o V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades Santo Agostinho. Eles fazem parte do Grupo de Pesquisa CRESCER, que tem por objetivo ajudar no desenvolvimento de comunidades remanescentes quilombolas na Bahia.

“Essas comunidades estão dispostas em locais distantes das metrópoles e com difícil acesso. Vivem em situação de vulnerabilidade e obtêm renda através da pesca, mariscagem, agricultura e agora, com o projeto, estão desenvolvendo formas de aproveitar a fibra do dendê e da cana brava e comercializar esses resultados”, esclarecem os pesquisadores.

Em parceria com o curso de Arquitetura das Faculdades Santo Agostinho, que também desenvolve um trabalho de extensão de desenvolvimento de estudos em comunidades quilombolas, Ingrid e Maurício participarão no Fórum com dois trabalhos: o primeiro aborda os métodos de produção de placas acústicas utilizando fibras naturais para serem usadas como ferramentas para desenvolvimento sustentável (banner). Já o outro trabalho é um documentário que fala sobre as dificuldades enfrentadas por uma comunidade, que vive em uma ilha, ao vivenciar uma situação de urgência e emergência, em face à falta de serviços de saúde que atendam essa necessidade. “O trabalho é interessante pois apresenta a percepção da população sobre o que uma urgência e emergência e qual o itinerário utilizado até obter um serviço médico”.  

O documentário será apresentado na sexta-feira, às 20h, na sala 24 do Campus JK.

O professor do curso de Arquitetura Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Pesquisa Espaços Rurais, Arquitetura e Povos Tradicionais, afirma que esse intercâmbio, viabilizada pela parceria entre as duas Instituições é importante para troca de conhecimento e melhoria dos cursos e experiências entre os acadêmicos. “É a primeira vez que alunos da Federal da Bahia vêm ao nosso evento”, acrescenta.


O V Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão acontece no Campus JK das Faculdades Santo Agostinho, nos dias 22 e 23 de novembro, na parte da manhã e noite. 

Outras informações pelo site www.fasa.edu.br

| TRANSLATE THIS PAGE |