quinta-feira, 5 de novembro de 2015

- NOTA -

 RESTAURAÇÃO DA ANTIGA "CACHAÇARIA DE DURÃES"


                                                                   Foto: IPAC/1985

A edificação de feições tradicionais, situada na Rua Justino Câmara, n°s. 67/69 - Entorno Histórico Nobre/Centro Histórico de Montes Claros, que abrigou a antiga "Cachaçaria de Durães", famoso barzinho cultural frequentado por artistas ou fazedores culturais da cidade e visitantes, inventariada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG, em 1985, dentro do 1° Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais - IPAC/ MONTES CLAROS, e que se encontrava em péssimo estado de conservação, será, finalmente, recuperada e restaurada pelo seu proprietário, Dr. Wagner Gonçalves Lafetá Rabelo, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros - COMPAC, presidido por Carlos Roberto Borges Muniz, também Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Montes Claros.
     
O projeto de restauração, assinado pelo Arquiteto e Urbanista Sidcley Barbosa e pela Designer Gráfica Cecília Lenoir, foi devidamente avaliado e aprovado pela Gerência de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Montes Claros.

O projeto preserva integralmente a fachada frontal do referido e importante bem imóvel, incluídas portas e janelas, que se encontram em bom estado de conservação. O prédio histórico teve o telhado completamente deteriorado (parte dele já havia desabado), e será refeito utilizando-se a mesma telha colonial, como a usada nas obras de recuperação/restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. "As edificações de números 67 e 69 conjugam mesma cobertura e pano de fundo, enquadramento deste por cunhais de madeira. A cobertura, em telhas curvas, apresenta galbo e beiral sobre guarda-pó. Os vãos são emoldurados em verga reta, e vedados em folhas de abrir de madeira, tipo calha.", destacaram os técnicos do IEPHA/MG, Breno Decina Filho e Olavo Pereira da Silva Pinto, no citado IPAC/MONTES CLAROS.

Até o momento, a edificação foi cercada por tapume, visando à sua completa restauração, com o seu interior e quintal já tendo passado por limpeza geral, e o telhado, inteiramente degradado, tendo sido cuidadosamente retirado.

| TRANSLATE THIS PAGE |