sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Trabalho das Faculdades Santo Agostinho fica em 6º lugar em Congresso Nacional de Iniciação Científica




Estudo do Grupo de Trabalho História, Patrimônio e Preservação, do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, ficou em 6º lugar no 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica, o CONIC.  A acadêmica Josimeiry de Paula Santos foi a escolhida para representar o Grupo.  “Faço parte do Grupo de Trabalho, que é uma das linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo. Desde 2013, o Grupo realiza pesquisas e estuda a arquitetura local e este tem sido o nosso objeto de pesquisa. A minha participação no CONIC veio da confiança do Grupo em me escolher para representá-los em um Evento tão importante para a Iniciação Científica. Apresentei o trabalho em uma Comunicação Oral para estudantes da área e os resultados foram bastantes positivos. Estava confiante o tempo todo e conseguimos a classificação em 6º lugar na categoria ´em andamento´das áreas de Engenharia e Arquitetura”, relata a acadêmica.

Realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior – desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica acontece em São Paulo e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar, na prática, os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Anualmente, recebe cerca de 2 mil trabalhos para avaliação. “Participar de Eventos como o CONIC é uma experiência acadêmica incrível. Neles podemos ampliar o nosso campo de visão, conhecer e interagir com outros acadêmicos, pesquisadores e profissionais diversos. Além do CONIC, participei, com o Grupo, do Fórum de Pesquisa, Ensino e Extensão (FEPEG) Unimontes e do Fórum Integrado das Faculdades Santo Agostinho com dois trabalhos científicos. Além de agregar conhecimento, a participação em eventos é muito importante para a construção de um currículo sólido”, explica Josimeiry.


As Faculdades Santo Agostinho estimulam os acadêmicos a participarem de congressos, de iniciação científica, assim como confirma a estudante do Curso de Arquitetura. “A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FASA tem apoiado desde o início o Grupo de Trabalho, incentivando a produção científica e a participação em eventos. Acho que isso é muito significativo para a nossa formação acadêmica, porém é imprescindível o desejo do aluno em participar destes Eventos com protagonismo. E isto, é o que tenho aprendido com o meu Orientador de Pesquisa, Professor Ms. Regis Eduardo Martins, a quem dedico o sucesso do Grupo de Trabalho”, finaliza.

| TRANSLATE THIS PAGE |