sexta-feira, 22 de julho de 2016

- Sobre Ações Patrimoniais -

 * Raquel Mendonça                      

Houve muitas perdas históricas, sim, ao longo do tempo, que poderiam ter sido evitadas com o ato de tombamento, dependente da (boa) vontade e decisão do Executivo, mas, por outro lado, houve também ações de preservação eficientes e há, sem dúvida, muitas ações patrimoniais em curso.

 A antiga "Cachaçaria de Durães", por exemplo, inventariada pelo IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, situada na Rua Justino Câmara, n°s. 67-69/Entorno Histórico Nobre da cidade, já teve as obras de restauração efetivamente iniciadas por seu proprietário, Dr. Wagner Gonçalves Lafetá Rabelo, com base em projeto assinado pelo Arquiteto e Urbanista Sidcley Barbosa, junto à Designer Gráfica Cecília Lenoir, devidamente analisado, avaliado e aprovado por nós e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros - COMPAC.

Imaginam muitos que ela foi cercada para demolição (e isto normalmente não acontece!), mas, na verdade, foi para receber obras de restauro ou restauração! Houve demolições irregulares, sim, de casas situadas na Área de Perímetro Histórico ou Preservação do município, na calada da noite, em finais de semana, junto a feriado, quando não há fiscalização municipal e o nosso setor se encontra fechado, porque, para muitos, a memória, a história da cidade, parte mais que importante, imprescindível de sua identidade cultural, não têm o menor valor, e somente o "dinheiro", o valor material do bem lhes importa!

Entre as muitas conquistas na área de Patrimônio Histórico e Cultural de Montes Claros, destaque para a finalização, com escritura registrada em cartório, da negociação do "Sobrado de Dulce Sarmento" (antiga Pensão de Dona Geny Mendes Ribeiro), situado na Rua Justino Câmara, n° 114, c/ Cel Celestino, através de permuta com lotes públicos, sobrado este que, assim que restaurado, receberá, afinal, o importante "Museu da Imagem e do Som de Montes Claros", com os ricos acervos de Valdomiro Souza (Miro Vídeo), já doado à Prefeitura de Montes Claros; do PROMEMOC - Pró-Memória de Montes Claros (Núcleo do futuro Museu que funciona na Secretaria Municipal de Cultura), da Fotógrafa de Arte Ângela Martins Ferreira e muitos outros mais!...

O "Sobrado dos Teles de Menezes", localizado na Rua Justino Câmara, n° 93, que se encontra em péssimo estado de conservação, bastante degradado, deteriorado, apresentando risco de desabamento iminente, já se inclinando para o fundo, as bases frontais visivelmente comprometidas; reboco, telhado, cimalhas caindo..., o que foi por diversas vezes comprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil do município, passará por obras de escoramento (reforço estrutural amplo), com o processo para tal já bastante adiantado na Secretaria Municipal de Obras, tendo como base projeto do engenheiro civil Carlos Eduardo Ferreira de Brito e do arquiteto e urbanista Hélio Renato Silva Brantes, e receberá, em seguida, o devido lonamento, com vistas à melhor conservação e aquisição/restauração pelo município do belíssimo "Sobrado", onde residem, perigosamente, dois herdeiros idosos, Srs. Waldir e Valdevi, negociação esta intermediada pelo Ministério Público local, através da Promotora de Justiça, Dra. Aluísia Beraldo Ribeiro, da 7a. PJMOC/MPMG...

Por outro lado, o extenso lote situado ao lado do "Sobrado dos Versiani-Maurício" (Casarão dos Maurício), na Rua Cel. Celestino, n° 99-A, de propriedade de Daniela Maurício (neta de João Valle Maurício e Milene Antonieta Coutinho Maurício) e família (Alberto e filhos), está em fase de aquisição pela Prefeitura de Montes Claros, com a possibilidade de ser também através de permuta com lote(s) público(s), onde deverá ser construído, finalmente, o primeiro Grande Teatro da "Cidade da Arte e da Cultura", projeto no mínimo esplêndido, extraordinário do arquiteto e artista plástico Hélio Brantes!...

 A "Casa de Dona América", situada na Rua Dona Eva (Eva Bárbara Teixeira de Carvalho, fundadora da Banda Euterpe Montesclarense), n° 04, quase em frente ao imponente Sobrado da Escola Nornal/FAFIL, onde foi implantado o Museu Regional do Norte de Minas da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, não deverá ser demolida, como pretendia a sua proprietária, mas sim negociada com a Prefeitura, também através de permuta com lotes ou bens imóveis públicos, com o nome de Gilberto Eleutério à frente.


A lista de problemas, dificuldades (dão no mínimo um "e-difícil" de 200 a 300 pavimentos...) e vitórias no setor é longa! Que tal você também empunhar com firmeza a bandeira de defesa do patrimônio cultural?!

| TRANSLATE THIS PAGE |