quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EXPOSIÇÕES DO MUSEU REGIONAL DO NORTE DE MINAS

Exposição " O Circo da Vida"


Clique na imagem para ampliar



Vivi minha infância nos anos 80, geração que cresceu em frente à televisão recebendo influências da “Cultura Pop”. Foi uma época em que existia muita programação voltada para o público infantil, com seus desenhos animados e programas apresentados por bonecos (Muppets) que me encantavam. Mas me admirava também com os filmes da “Sessão da Tarde” que insistia em reprisar grandes aventuras dos anos 50, 60, 70... como Simbad e o Olho do Tigre, As Sete Faces do Dr. Lao, Fúria de Titãs, Star War... e tantos outros, com todo aquele mistério, magia e criaturas monstruosas,  germinando em mim o gosto pelo cinema, mitologia grega, pela arte de desenhar, por todas as artes de uma forma geral. Então tive meus ídolos como qualquer criança: Maurício de Souza, Disney... mas quem mexia com minha imaginação mesmo era um que eu nem sabia o nome, que vim a conhecer sua obra depois de adulto, o mestre do “Stop Motion”, Ray Harryhausen, responsável por criar os monstros mais bizarros dos filmes antigos, de uma época em que não existia computação gráfica. Daí nasceu meu encantamento por bonecos e, como resultado, esta exposição que resolvi intitular de “O Circo da Vida”, em que apresento tipos diversos, como num circo de atrações exóticas que despertam ao mesmo tempo medo, curiosidade e fascinação, onde o mestre de cerimônias é um velho mandarim chinês que anuncia suas atrações sem revelar como as reuniu ao longo dos anos ou séculos... ninguém sabe. Desde a mulher mais gorda do mundo até Zeus, o deus dos raios e trovões, passando por Carmem Miranda representando o exotismo da América da Sul até a melindrosa dos anos 20 e porque não uma velha feiticeira que pode ver seu passado, presente e futuro; uma misteriosa gueixa de gestos delicados vinda do distante Japão, criaturas nunca vistas pelos olhos humanos como o centauro, até chegar nos personagens típicos do nosso Brasil, como o deus Tupã, a negra rezadeira que lava roupas no rio São Francisco, Lampião e Maria Bonita, figuras tão encantadas quanto qualquer outra. Como esse velho mandarim reuniu tais figuras? Quem sabe? Esse é um dos grandes mistérios do circo, que nos fascina assim como a vida.


Marcelo de Castro Dettogni
*Artista Plástico e Professor de Artes Visuais


-------------------------------------------------------------


Exposição Multilinguagem 

"Como nasce um catopê"



Clique na imagem para ampliar








Nas semanas anteriores às Festas de Agosto, em 2015, o artista visual Lucas Viggiani e a pesquisadora Mayra Fonseca fizeram uma série de visitas, entrevistas e observações de ensaios dos mestres de cultura de Montes Claros: catopês, marujos, caboclinhos. Com o objetivo de entender a formação (preparações, rituais, celebrações), transformação e resistência de um Catopê em Montes Claros, Lucas e Mayra se propuseram a contar a história do folguedo através de um olhar contemporâneo para o indivíduo, misturando a linguagem da fotografia, do texto ensaístico e de entrevistas.

A exposição se propõe a contar histórias dos brincantes da cultura dos Montes Claros: quem são essas pessoas, quais são os seus brinquedos populares (seresta, catopé, ciranda, cantigas de roda...), como esses brinquedos surgiram e inspirados em quê, o que precisa ser preservado dessas tradições... Um trabalho de documentação em entrevista e fotografia para estimular a salvaguarda e propagação da vida e obra dos patrimônios vivos da cidade.

A exposição será aberta ao público no próximo sábado, dia 23 de julho, à partir das 18h00. Em meio à exibição do resultado dos trabalhos acontecerá, ainda, uma homenagem aos mestres catopês de Montes Claros, às 19h00, que será seguida de uma mesa de debate com os autores da exposição, com a participação do mestre em História Social, o professor Jânio Marques Dias, e mediação da professora e integrante dos catopês Maria Ângela Figueiredo Braga.

O evento conta com o apoio da Unimontes, do Museu Regional do Norte de Minas, do Idea Espaço Cultural (BH/MG), do projeto Brasis, da Viggi Fotografia Criativa e do Buffet Maria Sabor.



Homenagem aos Mestres catopês!...


Data: 23 de julho à 09 de Setembro de 2016

Horário: À partir das 18h00

*Entrada Gratuita


Endereço do Museu Regional do Norte de Minas: 
Rua Coronel Celestino, 75, Centro. Montes Claros, Minas Gerais.

| TRANSLATE THIS PAGE |