quarta-feira, 21 de setembro de 2016

- Crônicas, sobre Zé, para Zé!... -

HOMENAGENS AO ESCRITOR JOSÉ LUIZ RODRIGUES E SEUS BELOS POEMAS, CRÔNICAS REGIONAIS E ANEDOTAS QUE OUVIA POR Aí...

                                   HINO A MIRABELA

Música e Letra: José Luiz Rodrigues

Oh! Mirabela! De belas vistas
Os seus distritos junto à Santa Cruz
Formam pedaços, que lá no céu,
Recebem as bênçãos do bom Jesus

Seus coqueirais, suas vertentes,
O Água Limpa, Sussuapara e Riachão,
Correm suas águas, nas cachoeiras,
Caindo dentro do meu coração!

Oh! Mirabela! Terra criança!
Ainda é moça sua lembrança!

Seus campos fartos, seus ricos brejos,
Torrão lavrado por vivas mãos,
A chuva e o sol vêm alternados
Fertilizar o nosso amado chão!

A lua acende suas noites lindas,
Poetas cantam sua beleza,
E as estrelas brincam de roda,
Iluminando a natureza!

Oh! Mirabela! Terra criança!
Ainda é moça sua lembrança!

Os foliões e as pastorinhas,
Na procissão entoam belos hinos,
As cavalhadas do seu folclore,
Enaltecendo a festa pro Divino!

Nas densas matas, em seus pomares,
Gorjeiam anus, periquitos e zabelês,
Nas suas ruas e nas estradas,
Eu vou seguindo, cantando prá você!

Oh! Mirabela! Terra criança!
Ainda é moça sua lembrança!


OBS.: Hino Oficial da cidade de Mirabela - MG - Concurso promovido pela Câmara Municipal de Mirabela, incluído na Lei Orgânica do Município, promulgada em 03/03/1990.


----------------------------------------------------------


Só Chorando, Zé!...

* Raquel Mendonça


José Luiz Rodrigues, o amigo-irmão Zé Luiz, no seu último livro, "Só rindo!", com causos e anedotas por ele selecionados e contados, com a graça insuperável de sempre, capa e editoração de Cléber Caldeira, seu Designer Gráfico de confiança e máxima competência, dedicado a "todas as pessoas que sofrem... pela falta do riso", que ele tão bem sabia provocar em nós, pois sempre tinha um causo novo na ponta da língua, uma piada pronta para contar, uma anedota que fazia rir, divertir, gargalhar e pela próxima esperar!...

Mas na segunda, 19, a notícia não teve a menor graça! Haroldinho Soares me liga para dizer de sua passagem repentina para o além. Confesso que a ficha demorou a cair, pois nada de triste combinava com você, por mais problemas que tivesse ou passasse, e todos têm a sua cota diária!

Cronista, poeta, escritor extraordinários, contador de causos de primeira qualidade e grandeza, sempre muito engraçados; editor da página "Cultura & Notícias" do JN;; criador do belo "Prêmio Parnaso de Cultura", que sempre apoiávamos e, por último, candidato a Vereador por Mirabela, sua cidade natal, onde pretendia criar uma grande Casa de Cultura, seu sonho maior!

Autor de "O Verme Estrangeiro" (romance); "Mocambo - o negócio é meu" (romance); Poetas do Brasil 2000 (participação); Coletânea Poética (participação) da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco - ACLECIA, de que era membro fundador; Retrato em Preto e Branco - 10 anos do "Prêmio Parnaso de Cultura"; o belo Hino Oficial de Mirabela (Letra e Música); Entre Amigos - Crônicas, Causos e um Poema e outras participações mais... 

Suas melhores criações e de que tanto se orgulhava?! Os filhos Gabriela (Gabi) e André, que moram em Montes Claros (Janaína faleceu há alguns anos, para sua tristeza e frequente lamento), Leonardo, que mora em Belo Horizonte com a esposa Sâmia e o filho Leozinho (ele tem ainda uma filha de dez anos) e José Luiz Rodrigues Júnior, que reside em São Paulo.

A filha Gabriela, para sua felicidade, está de noivado marcado com Gabriel, "um rapaz excelente, bom, do bem", como ele dizia, o que o tranquilizava bastante, falando até que o seu casamento seria para ele uma espécie de "Missão Cumprida" na vida... Era tamanho o seu amor por eles e de modo muito especial por ela, que era sagrado, depois de um dia de Café Galo ou "Cristal" ao lado, batendo papo ou colocando a conversa em dia com os amigos e intelectuais de plantão, vendendo seus livros sobre bancos a ele cedidos, levar para Gabi um sanduíche especial, pois moravam, afinal, lá no Bairro Maracanã!

Depois do último Prêmio Parnaso, em sua 16a. edição, a pergunta que nele não se calava, anualmente: "Quem o Prêmio Parnaso vai levar dessa vez?!" Lembrava Elthomar Santoro, Luiz Carlos Novaes, o Peré, Haroldo Lívio de Oliveira, outro grande amigo-irmão... Não consegui disfarçar o riso, mas pedi, "não brinque, Zé, com isso!" Ele insistiu brincando, fazendo graça, fazendo rir e, de repente, o coração parou de bater e ele conseguiu, pela primeira vez em tantos anos de amizade e parceria cultural, nos fazer chorar!...

Só chorando, Zé! Não tem outro jeito, amigo! Que os céus, cheios de graça, luz e alegria, o tenham recebido em grande festa-surpresa e que Deus dê aos seus familiares e incontáveis amigos muita força, fé, conforto e consolo, para só se lembrarem do melhor de você e de todos os momentos, poemas e crônicas em que nos fez chorar, morrer, sim, mas de tanto rir e rir!...


----------------------------------------------------------


A Imprensa e a Cultura enlutadas

* Pedro Neto

Mais uma lacuna na Imprensa de Montes Claros, do Norte de Minas e, quiçá, do Estado. O setor cultural também está triste. Quem frequenta o "Quarteirão do Povo" já percebeu a  ausência  do  escritor, sonhador, ideologista, amigo e perseverante José Luiz Rodrigues, conterrâneo de Mirabela, nossa querida e eterna cidade da carne de sol e do pequi. Aos domingos, também ficará a saudade da coluna "Cultura & Notícias" do JN e das justas  homenagens do Prêmio Parnaso de Cultura, cuja última edição foi recentemente muito prestigiada no Centro  Cultural Hermes de Paula.

Era um camarada realmente dedicado ao que fazia e não tinha medo de expressar o que sentia.  Como poucos, defendia suas idéias, respeitando o próximo e, sem bajular quem quer que fosse, desde que entendesse estar certo de suas convicções em teoria e em prática.

Zé Luiz fazia o que a maioria da humanidade não consegue, ou pelo menos transmitia uma sobriedade de quem pratica um velho dito popular como poucos: ouvir mais do que falar!

A passagem de José Luiz Rodrigues, nesta segunda-feira, 19, deixou também lacuna no processo político de Mirabela. Pela primeira vez, iria disputar as eleições municipais naquela cidade. Quem sabe seria eleito Vereador e realizaria seu sonho de revolucionar o setor cultural daquele município. Não teve a chance. Mas Deus é quem confortará os amigos e familiares, neste momento em que a Imprensa, a Cultura e a sociedade de Mirabela e Montes Claros ficam enlutadas mais uma vez!...


*Jornalista e servidor público




| TRANSLATE THIS PAGE |