segunda-feira, 24 de abril de 2017

- DOCUMENTÁRIO -

Ser Tão Virtual - Identidade e Tecnologia


Ser Tão Virtual é a primeira parte de um estudo feito pelos professores Auíri Tiago e Brunno Souto. Baseado na obra Contos Mudernos: Causos do sertão, escrito por Auíri, eles percorreram o Norte de Minas em busca do mote “identidade e tecnologia”. Percebendo a relação que as pessoas criaram com a tecnologia, os dois observaram minucias do dia a dia do catrumano, sertanejo, norte mineiro, brasileiro; que a cada momento se modifica em relação a sua realidade. Colhendo depoimentos, visitando escolas e futricando um lugarzinho e outro, descobriram que o ‘sertão é mesmo dentro da gente’.

O documentário, patrocinado pela lei de incentivo a cultura do município de Montes Claros contou com a participação de olhares especiais como: João Batista Costa (antropólogo), Jukita Queiroz (músico), Zé Fumim (primeiro morador de um bairro de Montes Claros), Jorge Alessandro (diretor de teatro), Catopês, entres outros.

Juntamente com outro projeto, o “Concurso de redação Muderna”, foram 18 meses de viagens. Mais de 40 instituições de ensino visitadas, quase 7 mil jovens, crianças e adultos atingidos.  O objetivo sempre foi o mesmo: “emponderar nossa identidade para realizar uma mudança significativa em nossa realidade, através da educação e do diálogo sem amarras. Alguns chegavam, outros esperavam o aceno, mas todos contribuíram para a publicação de um folhetim e o documentário”, destaca o autor Auíri.

Lançamento -



O Documentário foi lançado no dia 07 de abril deste ano, no pátio do Museu Regional do Norte de Minas - Centro Histórico de Montes Claros. 

Parabéns e Sucesso!!!

| TRANSLATE THIS PAGE |