quinta-feira, 7 de julho de 2011

APRESENTAÇÃO

Depois de algum tempo afastada da imprensa escrita da cidade, retorno com a página cultural, agora virtual, “Arte e Fatos", que criei e assinei durante quase dez bons anos no Jornal de Notícias/JN, publicada aos domingos no Caderno coordenado pela amiga Angelina Antunes.  

Escrevi por longos e também bons anos a página "Cultura e Cia", quando mantive, no período de 1980 a 1985, rica correspondência com Drummond, porque me atrevia a 'reescrever' seus poemas mais populares em minha página. Dele recebi, por exemplo, pequena mas significativa missiva, do Rio, em 7 de outubro de 1985: "Cara Raquel: José e a pedra ganharam, na sensibilidade de você, uma fisionomia nova. Obrigado pelo carinho em que envolveu meus poemas. O abraço afetuoso de Carlos Drummond. PS.: Por que você não assina o nome todo no jornal? Raquel é tão bonito (...) e sugestão!" Passei, desde então, a assinar Raquel Mendonça e não mais R. Mendonça, como fazia. Todos conhecem a nossa imensa paixão e profundo compromisso com a arte, a cultura e a história da cidade, ou seja, com todo o seu patrimônio cultural, não apenas o histórico, pelo qual trabalhamos, melhor dizendo, lutamos - corretamente, seriamente, honestamente e, se necessário, bravamente! - há cerca de 40  (quarenta!!!) anos! Não há, pois, como deixar de registrar, de alguma forma, a arte e os fatos que envolvem ou cercam a "Cidade da Arte e da Cultura" e Norte de Minas.  

A página é aberta a todos os artistas ou fazedores culturais, bem como produtores e gestores culturais da cidade e região, para assuntos e projetos de seu interesse. Pretendemos contemplar os segmentos artístico-culturais montes-clarenses e norte-mineiros da forma mais ampla e completa possível: a música, a literatura, as artes plásticas, o artesanato, o teatro, a dança, o cinema... tudo, absolutamente tudo e para todos!... Enviem, pois, as suas notícias e projetos, que teremos imenso prazer em divulgá-los nesta página, feita para cada um de vocês que fazem a cultura montes-clarense/norte-mineira tão infinitamente rica, bonita e tão densa, forte, diversificada!...

Obrigada e sempre amiga,

Raquel.


Proibida Reprodução


| TRANSLATE THIS PAGE |